Como criar uma nova conta a receber?

Para cadastrar uma nova conta a receber você deve clicar na aba "Entidades", escolher a entidade na qual deseja cadastrar uma conta e clicar em "Contas a Receber".

Para criar uma nova conta a receber, clique em "Nova".

Passo a passo de como cadastrar uma conta a receber:

Para ilustrar o passo a passo, vamos utilizar como exemplo o recepbimento de salário.

Primeiramente, você deve escolher se vai cadastrar uma conta normal, recorrente ou parcelada. No caso do salário, é uma conta a receber recorrente.

Valor a Receber - Preencha com o valor que pretende receber, independente do valor integral da conta a receber. Isto é, se a pessoa realizar um pagamento parcial, por exemplo, você deve cadastrá-lo como tal.

Descrição - Serve para identificar a conta a receber. Quanto mais detalhada for a sua descrição, melhor para compreender seus lançamentos posteriormente. O ideal é que você preencha seus campos sempre da mesma forma, para criar um hábito e facilitar a procura por contas depois.

Vencimento - Deve ser preenchido de acordo com a fatura ou o boleto da sua conta. Isso não significa que você vai receber naquela data. Ou seja, mesmo que seja um domingo ou que a pessoa atrase o pagamento, você não precisa editar esse campo, o sistema perguntará a data de recebimento quando você optar por pagar a conta.

Período - É o período de tempo entre os recebimentos de uma conta recorrente. É essencial preencher o campo período, ou então o sistema presume que é uma conta mensal. No exemplo do salário o período é mensal.

Alerte-me - Você pode optar por ser avisado através do seu e-mail na véspera do vencimento de cada conta, basta clicar na caixinha.

Categoria - Você deve especificar qual a categoria da receita para obter um maior controle de suas finanças. No caso do salário você pode utilizar a categoria já cadastrada no sistema, chamada Proventos/Salários.

Número do documento - Deve ser preenchido para que você tenha uma associação entre um lançamento e um documento real. Isto é somente para controle do usuário, não tem nenhuma relação com o banco.

Receber Via - Apresenta as contas cadastradas no sistema que estão aptas a receber pagamentos. Escolhendo uma delas, você informa ao sistema em qual conta será creditado o valor quando você receber o valor efetivamente.

Cliente - O cliente é a pessoa que te paga o valor da conta, nesse caso o seu emprego. Vamos colocar Empresa X.

Centro de receita - É o gerador da receita. No caso do salário é o seu trabalho.

Os campos categoria, cliente e centro de receita também são salvos automaticamente. Caso o nome que você deseja ainda não exista, basta digitá-lo, que ao salvar a conta, ele será salvo automaticamente para os próximos lançamentos.

Observações - Este campo é totalmente livre e opcional. Você pode anotar informações relevantes que deseja lembrar sobre a conta, ou sobre o vencimento etc.

Anexos - O anexo de arquivos foi criado para organizar a papelada que guardamos ou deveríamos guardar de nossas contas. Você pode anexar qualquer tipo de documento e também pode tirar foto de informações importantes.

Ainda precisa de ajuda? Fale Conosco Fale Conosco