Dicas de uso da pesquisa simples

A pesquisa simples funciona de maneira muito similar a uma pesquisa na internet (como no Google, por exemplo). Ela procurará em todos os registros existentes por termos que batam com as palavras-chave informadas.

Assim sendo, caso você tenha criado uma conta a pagar com a descrição "aluguel do apartamento", uma busca por "aluguel" ou por "apartamento" irá encontrar este registro.

Dica: a pesquisa simples é insensível quanto a maiúsculas e minúsculas (ou seja, "Aluguel" e "aluguel" são a mesma coisa). Porém acentuação é importante, isto é "marco" e "março" são consideradas palavras diferentes.

Busca por registros relacionados

Caso um lançamento esteja associado à uma categoria chamada "Alimentação", por exemplo, uma busca por "alimentação" no movimento bancário irá retornar este lançamento, pois todos os nomes dos registros associados (como categorias, clientes e fornecedores, centros de custo e receita) são considerados ao realizar uma pesquisa simples.

Busca por datas

Caso os registros pesquisados possuam qualquer campo do tipo data, você pode fazer uma busca usando como palavra-chave a data ou parte da data do lançamento. Por exemplo, uma pesquisa no movimento bancário por "saque novembro 2011" retornará todos os lançamentos com a palavra-chave "saque" e cuja data de vencimento é entre 01 e 30 de novembro de 2011. De maneira similar, a mesma pesquisa poderia ser feita com os termos "saque 11/2011".

Você pode pesquisar por um dia específico no formato DD/MM/AAAA (por exemplo, todos os lançamentos com vencimento em 25/10/2011).

Importante ressaltar que, caso você faça uma pesquisa por "abril", por exemplo, irão retornar todos os lançamentos com vencimento em abril, independente do ano. Caso deseje apenas os lançamentos de abril porém em 2010, você deve pesquisar por "abril 2010" ou "04/2010".

Outro ponto importante é caso esteja pesquisando registros que possuem mais de um campo tipo data, como as contas a pagar e a receber, que possuem a data de vencimento e ainda a data de pagamento ou recebimento, respectivamente. Neste caso, não há como controlar via pesquisa simples qual das datas será considerada na pesquisa. Isto é, caso uma conta a pagar tenha vencimento em 05/03/2011 e fora paga em 10/04/2011, tanto uma busca por "março 2011" quanto uma busca por "04/2011" retornarão esta conta a pagar.

Caso precise especificar quais os campos à considerar na pesquisa, altere para uma pesquisa avançada.

Busca por valores

Você pode buscar pelos valores dos registros de duas maneiras: considerando apenas o valor inteiro ou considerando também o valor com as casas decimais. Por exemplo, suponha que seu movimento bancário possua um lançamento de R$ 250,75 e outro lançamento de R$ 250,00. Caso você faça uma pesquisa por "250", ambos os lançamentos serão encontrados. Porém uma pesquisa por "250,75" retornará apenas o primeiro lançamento.

Novamente, tal qual com as datas, caso o registro possua mais de um campo do tipo dinheiro, como é o caso de contas a pagar e a receber, a pesquisa considerará todos os campos.

Além disso, caso precise encontrar todos os lançamentos em um intervalo de valores (como entre 100 e 250 reais, por exemplo), você precisará usar a pesquisa avançada.

Meus registros não aparecem na pesquisa simples, o que fazer?

Um registro recém criado pode demorar até 15 segundos para que seus dados passem a aparecer nos resultados da pesquisa simples, devido ao tempo máximo necessário para recriar o índice de pesquisas. Espere mais alguns momentos e faça a pesquisa novamente, o registro já deverá aparecer.

Ainda precisa de ajuda? Fale Conosco Fale Conosco