Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é um importante instrumento de controle financeiro em que gestores mantêm o registro de todas as informações de recursos que saem e que entram em um determinado período. Ele pode ser realizado diariamente, semanalmente ou até mensalmente. Contudo, é fortemente indicado que o acompanhamento seja diário e esteja sempre atualizado, o que garante uma visão mais real de como está a situação do negócio.

Via de regra, o Fluxo de Caixa é uma ferramenta que possibilita o registro de todas as transações financeiras de um negócio. É por meio dele que as empresas podem acompanhar os pagamentos e recebimentos em curto, médio e longo prazo e estabelecer previsões, ou seja: é um importante elemento de gestão e de planejamento do dia a dia.

No Myfinance o Fluxo de Caixa apresenta as contas previstas e realizadas em um mesmo gráfico, indicando qual o saldo em caixa em um determinado período. 

Para garantir que suas finanças fiquem em dia, recomendamos que, antes de utilizar o Fluxo de Caixa, conferir se há alguma conta marcada como "Paga ou Recebida" e que não esteja "Conciliada" com o seu Movimento Bancário.

Para isso, acesse o módulo "Conciliação", faça uma Pesquisa Avançada da coluna “Contas a Pagar/Receber”, deixe marcado somente o item “Não conciliadas” e com a "Data de Recebimento/Pagamento" até o dia de hoje.

Feito isso, caso você as possua, tal listagem aparecerá do lado esquerdo da sua tela. 

Após identificar as contas, faça uma Pesquisa Avançada na coluna “Lançamentos do Movimento Bancário” identificando os parâmetros da sua conta encontrada e realize a conciliação das contas. 


Visualize seu saldo disponível:


Selecione o período desejado, entre:

  1. Dia
  2. Semana
  3. Mês
  4. Ano

Utilize o filtro para exibir somente os lançamento classificados que desejar, por:

  1. Categoria
  2. Centro de Custo/Receita
  3. Cliente/Fornecedor


Defina quais contas bancárias serão consideradas, indo em Configurações ▸ Editar:


Selecione as contas e dê um checkbox nas opções que deseja ignorar no fluxo de caixa:


⚠️ Fique Atento!

Para que o Saldo fique coerente confira se há alguma conta marcada como Paga ou Recebida que ainda não esteja conciliada com o seu Movimento Bancário. Todos os lançamentos do contas a pagar e contas a receber deverão estar conciliados.

O Fluxo de caixa leva em consideração:

  • Saldo inicial
  • Contas a pagar (vencidas, em aberto e/ ou recebidas)
  • Contas a receber (vencidas e/ou recebidas)
  • Lançamentos não conciliados no movimento bancário
Obs. Você pode ter mais de um banco cadastrado e desconsiderar o saldo deste banco.
Você pode ignorar CONTAS A PAGAR/RECEBER VENCIDAS e Transferências.
Se você possui um lançamento de crédito/débito com status de RECEBIDO e você ainda não conciliou com o lançamento do seu movimento bancário, este valor será duplicado.

Ainda precisa de ajuda? Fale Conosco Fale Conosco