Como montar uma DRE utilizando o relatório dinâmico?

No relatório dinâmico você pode montar os campos da DRE de acordo com as necessidades da Empresa.

Para cadastrar um modelo, acesse o menu “Cadastro” opção “Relatórios Dinâmicos

Clique em “Novo Relatório Dinâmico” > informe um *Nome > clique em “Salvar Relatório Dinâmico”.

Clique em “Editar Agrupadores

O Relatório Dinâmico é formado por 3 tipos de linhas:  Agrupador, Regra e Calculador que são nominados de acordo com a sua necessidade:

Na primeira linha de uma DRE é apresentada as RECEITAS, onde eu devo cadastrar no tipo de linha agrupador.

Para cadastrar o agrupador, clico em  “Nova linha

Informe um nome, selecione o tipo de linha “Agrupador” e clique em “Salvar Linha

Para lançar as receitas, deverei cadastrar no tipo de linha "Regra".

O tipo de linha regra é baseado em critérios de busca. Pode ser um “critério ou vários”, como por exemplo: categorias, centros de receita, clientes e descrição.Esta linha é importante para especificar quais lançamentos que serão incluídos no relatório final.

Para adicionar a regra, clique em “Nova linha

Informo o critério de busca (categorias, centros de receita, clientes e descrição) e clique em “Salvar Linha”.

Você pode visualizar os lançamentos afetados pela regra.

Tem a opção de “Editar” ou “Excluir”.

Crie um agrupador para lançar as Despesas,  clique em “Salvar Linha

Para adicionar a regra, clique em “Nova linha

Informe o critério de busca (categorias, centros de receita, clientes e descrição) e clique em “Salvar Linha”.

Para realizar o cálculo dos agrupadores, crie uma linha tipo "Calculador". 

Esse tipo de linha calculador realiza o cálculo dos agrupadores, no meu exemplo: Receitas + Despesas.

Para cadastrar essa linha,  clique em “Nova linha

Informe um “Nome” e selecione o tipo de linha “Calculador”.

Importante!  O sinal de “+” aqui é porque o agrupador “Despesas”está entre chaves.

Pronto! O modelo foi criado.

Agora basta clicar em “Gerar Relatório

Escolha um modelo e clique em “Continuar

Determine o “Período” e clique em “Continuar

Selecione as “Entidades” e depois em “Gerar Relatório

Importante! Dependendo da periodicidade escolhida o sistema permites escolher quantas Entidades desejar. O Myfinance oferece a visualização de todas as suas organizações em um única tela.

Pronto! O relatório foi gerado.

Importante! Você poderá exportar os dados para o Excel.

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