Qual é a diferença entre data de emissão e data de competência?

A "Data de Competência" é o dia em que o serviço foi prestado. É o dia onde a receita ou a despesa ocorreu, não importando a sua data de pagamento ou recebimento. 

A "Data de Emissão" corresponde ao exato momento em que a NF-e foi emitida. Portanto, essa informação não pode ser editada.

A maioria das prefeituras trabalha com a data de competência e a data de emissão. Então, é importante observar que é possível enviar uma nota fiscal à prefeitura agora, mas com uma data de competência anterior - do mês passado, por exemplo.

Quando as prefeituras não trabalham com a data de competência, somente a data de emissão é considerada. Em alguns casos, os órgãos municipais permitem a utilização de data de competência em até 10 dias de diferença com o data atual, ou seja, apenas dentro do próprio mês.

A preocupação com a data de competência é comum para quem emite a NFS-e de forma automática, ou seja, tem um volume significativo de notas e integra com os sistemas municipais.

Em algumas prefeituras pode não existir o conceito de data de competência e neste caso é utilizada somente a data de emissão.

Ainda precisa de ajuda? Fale Conosco Fale Conosco