Configuração da Regra de Recebíveis para considerar a data de referência apenas em dias úteis

Nos recebíveis, de modo geral, a data prevista de liquidação é calculada somando-se um determinado número de dias a uma data de referência. A data de referência será a data do recebível ou, caso exista, a data de confirmação.
Em alguns casos a data de referência deverá sempre ser um dia útil. Situação muito comum para os boletos bancários.
No caso dos boletos, quando são pagos em um final de semana, a data de referência para o cálculo da data estimada de liquidação será "movida" para segunda-feira próxima.

Por exemplo, suponha um boleto com data de vencimento para o dia 05/05/2018 (sábado), também pago neste mesmo dia, suponha também que o contrato com o banco estabeleça a liquidação em 3 dias, uma análise apressada poderia concluir que a liquidação se daria no dia 08/05/2018, 3 dias após o pagamento, mas não, tratando-se de boletos a data de referência passa a ser o dia 07/05/2018 (segunda-feira) e a data estimada de liquidação 3 dias após, dia 10/05/2018.

A imagem abaixo ilustra bem essa situação:

Em vermelho a data de pagamento, a barra em azul demonstra o cálculo da data estimada de liquidação com a data de referência sem a restrição de dia útil, a barra verde demonstra o caso onde a restrição é necessária, fazendo com que a data de referência seja "movida" para segunda-feira.

Este tipo de regra agora está disponível no Myfinance, podendo ser configurada no formulário de criação/edição de regras de recebíveis.

Há uma opção intitulada " Contar a partir do primeiro dia útil", caso selecionada, a data estimada de liquidação será calculada tendo como referência sempre dia súteis. Caso a data do recebível (ou a data de confirmação) caia em um final de semana, a data de referência será considerada como a segunda-feira próxima.

Ainda precisa de ajuda? Fale Conosco Fale Conosco